Mãe de Michael Jackson obtém controle sobre bens do filho.
LOS ANGELES (Reuters) - A mãe de Michael Jackson, Katherine, conseguiu na segunda-feira a guarda provisória dos filhos dos cantor, morto na semana passada, e o controle temporário de seus bens, num momento em que começa a ganhar forma uma batalha judicial pela guarda das crianças e pelo patrimônio do Rei do Pop.
Katherine Jackson venceu o primeiro round do que pode se tornar uma prolongada disputa pelos bens do cantor, que podem estar avaliados em centenas de milhões de dólares. Não está claro de Michael Jackson deixou um testamento.
Também nesta segunda, os produtores da turnê de retorno de Michael, que começaria na semana que vem em Londres, divulgaram fotos de ensaios do cantor para os shows. E um legista de Los Angeles afirmou que uma matéria de um tablóide britânico que se diz baseada nos resultado da autópsia não é precisa.
Quatro dias depois da morte de Michael Jackson por problemas no coração, o seu pai, Joe Jackson, afirmou que a família esperava os resultados de uma segunda autópsia, particular, e a expectativa é que os detalhes desse exame saiam logo. Ele afirmou que o funeral ainda não foi marcado.
"Não temos um cronograma para isso (o funeral), porque eu quero ver o resultado dessa (segunda) autópsia", afirmou à imprensa Joe Jackson, depois de uma reunião familiar na sua casa, em Los Angeles.
Do lado de fora da casa, onde há flores e outras homenagens ao cantor morto, e ao lado de Joe Jackson, o ativista dos direitos civis Al Sharpton declarou que a família estava sendo "cuidadosa no planejamento de como vão celebrar a vida" de Michael.
Duas autópsias foram feitas no corpo de Michael Jackson, uma pelo Condado de Los Angeles e outra por um médico particular. Os resultados dos testes toxicológicos ainda vão demorar algumas semanas.
Michael Jackson morreu aos 50 anos na sua casa, em Los Angeles, na quinta-feira, quando estava prestes a iniciar uma turnê, planejada para reviver a sua carreira, depois do processo que sofreu por abuso de menores.
Nesta segunda-feira, os promotores da turnê divulgaram quatro fotos de um ensaio de 23 de junho, tiradas dois dias antes do cantor morrer.
Michael aparece magro, mas cantando e dançando de maneira típica, atuando no palco com dançarinos. A AEG Live, produtora da turnê, não quis comentar se esses ensaios foram filmados e se era planejado o lançamento desses supostos vídeos em DVD.
Também na segunda, um tribunal de Los Angeles decidiu apontar a mãe de Michael Jackson, Katherine, como guardiã temporária de Prince Michael, 12, Paris Katherine, 11, e Prince Michael II, 7, mas ainda haverá uma audiência sobre o tema.
Ela também foi indicada como "administradora especial" dos bens do filho até a realização de uma audiência em 6 de julho, mas a decisão judicial determinou que ela não poderá tomar posse do dinheiro ou das propriedades sem a permissão da corte.
Tem sido dito que Michael Jackson morreu com dívidas de 500 milhões de dólares, mas os seus bens são estimados em 1 bilhão de dólares ou mais e devem se valorizar depois da sua morte.
Sobre as crianças, Katherine Jackson declarou à Justiça que eles não têm relação com as mães biológicas. Não está claro se Debbie Rowe, ex-mulher de Michael, vai entrar na Justiça pela custódia dos seus dois filhos com o cantor.